
-
Sinopse:
Após anos evoluindo, a raça humana atingiu o status de raça inteligente perante o conselho intergaláctico, onde os líderes de diversos planetas se encontraram em um impasse, deixar os humanos viverem, na esperança de que eles se tornassem mais um planeta aliado do conselho intergaláctico, ou extermina-los o mais cedo possível, devido a sua natureza selvagem e impulsiva. Entretanto, um grupo de extremistas, ao ouvirem a notícia, embarca em suas naves em direção ao planeta Terra para resolver esse problema com as próprias mãos.
Gustavo Lúcido
Game Designer / Programador
THINK ABOUT IT
THINK ABOUT IT (VR)

-
Contexto:
Este jogo foi produzido durante a quinta fase do curso de Design de Jogos da UNIVALI para a matéria de Projeto de Jogos (2018). O projeto foi desenvolvido individualmente na engine Unity 5.
O high concept inicial do projeto foi: "Seria interessante um jogo na qual as regras da física não se aplicam normalmente no local em que o jogo se passa? Com alguns elementos de ilusão de ótica para complementar a ambientação".
O jogo foi portado para realidade virtual em 2019 utilizando um kit HTC VIVE para sua adaptação
-
Sinopse:
O jogo se passa em um ambiente modelado para poder ser orientado de qualquer maneira, podendo todas as paredes e tetos serem o chão em algum momento, fazendo o jogador explorar de maneiras diferentes do comum para poder prosseguir no jogo. Também será necessária a interação com objetos do cenário, como botões e cristais.
"Você acorda em um local diferente de tudo que já viu, um local que parece desafiar a realidade, mas não sabe nem onde está, nem como chegou ali, mas sabe que para sair, é preciso aprender mais sobre este estranho lugar."
Trailer do jogo
-
Gameplay:
Mecânica Principal - Em alguns locais dos níveis existem rampas com uma coloração azulada, o jogador, ao tocar nestas rampas, faz com que a sala em que ele se encontra gire 90 graus, fazendo com que a parede em sua frente se torne o chão e o chão se torne a parede em suas costas.
Condições de Vitória / Derrota - Para alcançar a vitória, o jogador deve chegar até o portal que há no final de cada nível. Não e possível morrer, então não há uma maneira de perder propriamente dita, apenas a frustração de não conseguir vencer.
Desafios Lógicos - Para prosseguir ao decorrer do jogo, o jogador deverá utilizar a sua capacidade de girar o ambiente junto de combinações de botões e cristais espalhados pelos níveis para conseguir abrir seu caminho ou contornar o que o impede de concluir o nível.
Controles - O jogador irá se mover utilizando as teclas "W", "A", "S", "D" e movimentará a câmera com o mouse. Para interagir com itens deve-se apertar a tecla "E".

Controles do jogo
-
Elementos Interativos:
-
Seleção de Níveis:
O jogador poderá selecionar o nível que deseja jogar através da tela de seleção de níveis, onde é exibido para o jogador uma imagem miniatura do nível selecionado e qual foi o tempo mais curto em que ela foi completada.
-
Descrição dos Níveis:
Nível 1 - O jogador inicia o jogo em uma sala quadrada pequena, onde há apenas um portão bloqueando a saída, um botão no teto, e três rampas nas paredes.
Prosseguindo, há um corredor que o leva a uma próxima sala, onde há um ambiente maior e mais espaçoso, com um botão numa área mais rebaixada e um na parede esquerda e uma ponte que leva até o portão trancado.
Por último há um corredor que leva o jogador a uma outra sala com vários cubos com iluminações diferentes dentro deles. No último cubo a direita, se o jogador ver a face virada para a parede haverá um portal que indica o final do nível.
Nível 2 - Este nível consiste em um cubo subdividido em seis salas , sendo cada sala um desafio. O jogador inicia a fase numa sala com um buraco no chão e uma janela, de onde é possível ver o final do nível, porém não tem como alcançá-lo.
Ao descer pelo buraco, o jogador entrará em um corredor com um buraco na esquerda e uma rampa para subir na parede. A segunda sala, que se encontra após atravessar o corredor na parede, possui um botão bloqueado atrás de uma grade de um lado da sala, e um labirinto de cubos , será necessário atenção para encontrar a saída do labirinto, que se encontra no canto esquerdo ao final do labirinto, onde o jogador encontrará uma rampa para girar o mundo, em seguida, basta cair no buraco que se encontra no chão (que antes era a parede) para prosseguir.
A terceira sala inicia com alguns cubos e rampas no chão para fazer o jogador utilizar do pulo, para alcançar a rampa no final que o permitira que saia pelo buraco na parede. A segunda parte da sala consiste em uma área com um portão grande com um botão a sua frente, seguido de dois corredores com botoes e portões a sua frente, alem de uma passagem secreta entre os dois corredores, que são separados. Será necessário apertar todos os botões da sala parar abrir um quarto portão que bloqueia o caminho do jogador no final da sala.
A quarta sala possui apenas três rampas, sendo uma no fundo da sala, outra na direita dessa mesma parede e uma ultima mais a direita ainda, que servem para o jogador conseguir alcançar o buraco discreto no inicio da sala na parede da esquerda.
A quinta sala consiste em diversas rampas, e o jogador precisa girar o cenário ate o teto virar o chão, para o ser possível subir novamente para o inicio e final do nível.
Ao conseguir cair no buraco, o jogador chega na sexta e ultima sala, onde há um buraco com uma grade para o corredor inicial, uma grade tapando o buraco que leva até o final do nível, um botão ao centro da sala e algumas rampas nas paredes para o jogador poder se movimentar. para prosseguir o jogador deverá apertar o botão para abrir o portão tanto desta sala, quanto o portão que bloqueava o caminho para o final do nível.
Em seguida basta entrar na buraco do último portão aberto e entrar no portal.
Nível 3 - O nível consiste em duas salas, sendo a primeira delas uma sala com dois cristais a vista, um a direita do jogador, que é possível se alcançar e um numa outra plataforma a qual não é possível chegar inicialmente, uma rampa que serve para se o jogador cair tentando alcançar algum lugar que não consegue. Ao interagir com o cristal da direita, um alçapão é erguido no vão para o segundo cristal, fazendo assim uma ponte. o segundo cristal ativa uma plataforma que sai da parede próxima ao primeiro cristal, podendo assim prosseguir para a próxima sala.
A segunda sala se inicia com um cristal que abre o portão a frente do jogador, em seguida há dois portões, um a esquerda e um a direita, e um cristal no meio. a direita há mais um cristal e a esquerda há uma porta (que leva a um buraco de uma sala do andar superior) e um longo corredor. ao apertar o botão da direita o jogador eleva uma rampa no local onde era um grande corredor, dando acesso ao segundo andar, onde há um pequeno puzzle com os cristais, que quando resolvidos revelam uma ponte que leva o jogador até o outro lado do buraco na sala, o buraco sendo a sala da porta comentada anteriormente.